trail running é um tipo de corrida bastante diferente das corridas de rua. Os percursos por onde passam as provas de Trail, mundo afora, podem e devem incluir trilhos técnicos, muitas vezes inacessíveis de qualquer outra forma, sem ser a pé.

Zonas montanhosas com grandes declives, subidas de pequenos riachos, com fundos rochosos e com pouca água, subida de pedras, entre outros tipos de piso com terrenos acidentados, é tudo isso e muito mais que se encontram neste tipo de provas. Por vezes a tecnicidade e dureza do trail running impede que os atletas consigam correr, tendo que caminhar, saltar e subir pedras.

Normalmente são provas mais longas e o fato de terem que ser feitas em corrida lenta, devido à dureza, muitos atletas tem que ser portadores de uma mochila para transportar consigo água e suplementos alimentares, bem como outros objetos que possam ser necessários a esta prática (bastões, capas de chuva, etc), já que nestas provas não existem pontos de hidratação como numa corrida de rua, e sim, em alguns casos apenas alguns pontos considerados como pontos de reabastecimento, onde o competidor repõe sua água, mas existem copinhos ou garrafas neste pontos. Isso acontece para que o ambiente onde ocorre as competições não sejam poluídos com as embalagens.

É uma atividade em grande crescimento em todo o Mundo e no Brasil também, cada vez as provas tem mais participantes e quem experimenta, volta nas próximas provas.